O Treinador

Patrick Rocha é formado em treino e modificação comportamental de cães e desde o ano 2009, tem vindo a desenvolver as suas competências através de formações, cursos, seminários e workshops em treino e modificação comportamental, baseado em técnicas de reforço positivo.

Numa fase inicial, o objectivo seria de adquirir conhecimentos suficientes para treinar os seus próprios cães, mas inesperadamente, começou a ser contactado pela vizinhança para os ajudar no treino dos seus cães. Foi nessa altura que sentiu, que esta paixão poderia ir além de um simples passatempo e poderia tornar-se uma atividade profissional. A evolução ocorreu naturalmente e no ano 2013 criou o seu próprio Centro de Treino e Modificação comportamental de cães.

Frequentou formações específicas na área nas quais se destacam as seguintes:

  • Seminário da “Educacão” sobre obediência, socialização e problemas - comportamentais em cães (2012)
  • Seminário com a Dr.ª Karen Pryor e Cláudia Estanislau sobre "Treino Positivo e Aplicação da Ciência do Comportamentalismo no Treino de Animais" (2013)
  • Participação das sessões de 3 dias da SPARCS 2013, SPARCS 2014 e SPARCS 2015
  • Seminário com o Dr. Aubrey Fine sobre "Técnicas e Treino com Cães para Terapias Assistidas com Animais" (2013)
  • Curso de Treinadores de cães da "It’s All About Dogs" (2014)
  • Curso "Sirius Dog Trainer Academy" do Dr. Ian Dunbar (2014)
  • Seminário de “Disc Dog” com Fernando Calderon e Paco Lobo (2014)
  • Palestrante na Semana do Animal, do Instituto Politécnico de Bragança, com o tema "Agressividade em Cães" (2014)
  • Palestrante no Congresso Nacional de Educação Canina do Brasil (CONOEC 2.0), com o tema "Como Reabilitar Cães com Comportamentos Agressivos". Primeiro Treinador estrangeiro a palestrar neste Evento. (2014)
  • Palestrante na Semana do Animal, do Instituto Politécnico de Bragança, com o tema "Manuseamento de Cães em Clinícas Veterinárias" (2015)
  • Seminário com Jaime Vidal "Santi" sobre Agressividade Canina (2015)
  • Palestrante no Congresso Nacional de Educação Canina do Brasil (CONOEC 3.0), com o tema "Estimulação Mental para Cães". (2015)
  • Seminário com o Jaime Vidal "Santi" sobre Medo e Stress em Cães (2015)
  • CPDT (Certified Professional Dog Trainer) pelo Ethology Institute de Cambridge, tendo tido como mentor o Dr. Roger Abrantes, Phd (2016)

A ciência do comportamentalismo e a Etologia, são áreas muito extensas e em constante evolução, como tal, o treinador, continua a aprender e a investir na sua formação de forma a estar sempre atualizado com as novas técnicas de treino assim como com os novos estudos que vão tendo influência no treino animal. O treinador presta serviços de treino e modificação comportamental de cães, em todo distrito de Braga.

sobre mim
metodo de treino
O método de treino

O treinador Patrick Rocha usa técnicas de reforço positivo e métodos modernos de treino, baseados nos princípios científicos da teoria da aprendizagem animal.

O reforço positivo é altamente eficaz e assenta numa premissa de confiança e cooperação , para que possa realmente ser o melhor amigo do seu cão e vice versa.

O treinador revoga o chamado treino “aversivo” ou “tradicional”, treino este que se baseia na força e intimidação, e que provoca efeitos colaterais negativos nos cães, tais como, medo, ansiedade e agressividade.

Uma educação baseada no reforço positivo, é uma educação que pode ser aplicada por todos os que coabitam com o cão, independentemente da idade e condição física.