top of page

O que é Agressividade?

Agressividade é um termo, que qualquer tutor quer evitar mencionar quando tem que definir o seu cão. Cães que apresentam comportamentos agressivos, são cães que tiram muitas horas de sono e criam dores de cabeça à família que os acolheu. Não é fácil conviver com cães problemáticos, visto que existem muitos cuidados a ter e exige um plano de gestão e prevenção muito importante da nossa parte, para que os comportamentos agressivos do cão não sejam repetidos e consequentemente reforçados.



Se pesquisarmos sobre o que é agressividade, encontramos várias definições, no entanto, o Dr. James O’Heare tem uma que eu gosto particularmente: “Agressividade é definida como ataques ou tentativas de ataque, de um ser para outro, com intenção de causar danos físicos ou emocionais”.


Agressividade não é um estado mental ou emocional, mas sim um conjunto de comportamentos observáveis, exibidos em frequências e intensidades problemáticas. Nenhum cão apresenta comportamentos agressivos sem razão aparente, a não ser, que estejamos perante um caso de agressividade idiopática (casos muito raros). Sendo assim, os cães exibem comportamentos agressivos por duas razões:


Comunicação - é uma forma de comunicarem e transmitirem uma mensagem a um destinatário.


Historial de reforços - existem reforços que mantêm os comportamentos agressivos no ativo. Reforço positivo - se o cão conseguir obter o quer através de comportamentos agressivos, ou reforço negativo - se o cão conseguir evitar/escapar um estímulo aversivo através de comportamentos agressivos.


Quando um cliente me procura para resolver um problema de agressividade no seu cão, a minha primeira abordagem baseia-se em fazer uma avaliação funcional e determinar os ACC’s (Antecedente, Comportamento, Consequência) do caso. É essencial determinar o estímulo que aciona o comportamento (antecedente), qual é o(s) comportamento(s) que o cão apresenta (comportamento) e o que é que o cão consegue através do comportamento (consequência). Só depois desta recolha de informações, serei capaz de formular um protocolo de treino específico e adequado para cada caso.

bottom of page