top of page

Quando devo iniciar os treinos do meu cão?

Esta é uma pergunta que me é colocada no dia-a-dia, e a resposta à mesma difere de especialista para especialista. Não existe nenhum consenso neste aspecto, desde os veterinários aos zootécnicos, desde os etólogos aos biólogos, desde os treinadores da “velha escola” aos da “nova escola”, todos temos uma opinião diferente e fundamentada sobre este aspecto. Sendo assim, vou deixar a minha opinião sobre esta matéria. Começo por dizer que, assim que o cachorro sai do ventre da progenitora, a aprendizagem dele vai ser uma constante. Todas as experiências vão influenciar o seu desenvolvimento, todos os passos que der vão condicionar o seu futuro, ou seja, o seu cão é treinado não só por si mas por todos os estímulos ambientais que o rodeiam.



Ao fazer-me a pergunta “quando devo iniciar os treinos do meu cão?”, na verdade o que me está a questionar é, “quando deve começar a intervir ativamente na educação do seu cão?”. Honestamente, deixe-me dizer-lhe que “ontem era tarde” e posso garantir que inconscientemente, bem ou mal, já tem estado a influenciar a aprendizagem do seu cão e vou justificar a minha resposta! O seu cão continua a saltar para cima das visitas? O seu cão continua a puxar à trela? O seu cão continua a ignorar quando o chama? O seu cão continua com comportamentos agressivos quando avista outro cão? Se ele continua com estes comportamentos, é porque ele está a ser reforçado quando os apresenta. Ele salta para cima das visitas! Provavelmente as visitas dão-lhe atenção quando ele salta. Ele continua a puxar à trela! Provavelmente você o segue quando ele puxa à trela. Ele não responde à chamada! Provavelmente o meio ambiente é mais interessante do que ir ter consigo. Ele continua com comportamentos agressivos para com outros cães! Provavelmente esses comportamentos fazem com que o outro cão se afaste, que é precisamente o objetivo do seu cão


Os problemas começam a surgir muito cedo, e quanto mais tarde interferirmos, maiores serão as dificuldade em resolver os problemas. Será que os problemas têm solução? Claro que sim! Mas com este artigo prefiro focar-me noutro aspecto. Porque é que permitimos que os problemas surjam para depois os resolver. É bem mais fácil trabalharmos na prevenção para evitar que os problemas apareçam. Insisto muito nesta temática e tento convencer todos os recém tutores a participar ativamente na educação dos seus cachorros a partir do primeiro dia. Porquê permitir que o cachorro salte para as visitas se a partir do primeiro dia o podemos ensinar a sentar-se, assim que as visitas cheguem! Porquê permitir que puxe à trela se podemos ensiná-lo desde cedo a caminhar calmamente ao nosso lado! Porquê permitir que ignore a nossa chamada se podemos ensiná-lo a ter um “focus” infalível para connosco! Porquê permitir que tenha comportamentos agressivos se podemos ensiná-lo a ser sociável!


Na perspetiva dos clientes, os cães podem apresentar bons ou maus comportamentos, na minha perspetiva os cães podem apresentar comportamentos desejados ou indesejados, e na perspetiva dos cães todos os comportamentos são motivados por um antecedente para alcançar determinada consequência. Tendo em conta que, os comportamentos desejados e os indesejados são incompatíveis, foquem-se desde o primeiro dia, em reforçar os comportamentos desejados, ou seja, os que querem ver repetidos no futuro, e desta forma as probabilidades dos comportamentos indesejados surgirem será muito reduzida. Não consegue ter um cão que salte e esteja sentado ao mesmo tempo, não consegue ter um cão que puxe e ao mesmo tempo caminhe calmamente ao seu lado, não consegue ter um cão que se foque nos estímulos ambientais e em si ao mesmo tempo, e por último não consegue ter um cão com comportamentos agressivos e sociáveis ao mesmo tempo.


Quanto mais cedo iniciar os treinos, MELHOR! Invista na educação e sociabilização do seu cão desde o primeiro dia. As aulas de sociabilização de cachorros são uma mais valia neste sentido. São aulas para cachorros dos 2 aos 5 meses e onde são facultadas aos tutores informações teóricas e práticas essenciais para desenvolver um cão educado e sociável. Já lecciono estas aulas à 3 anos e felizmente nunca tive conhecimento de um cão, que tivesse frequentado as minhas aulas de sociabilização de cachorros, que atualmente esteja com comportamentos problemáticos.


Não perca tempo! É verdade que não existe uma idade limite para iniciar os treinos do seu cão, mas posso garantir que quanto mais cedo iniciar mais fácil e rapidamente atingirá os objetivos pretendidos.

O meu curso "Como Sociabilizar um Cachorro"engloba todas as informações teóricas e práticas, necessárias e essenciais, para desenvolver um cachorro social e emocionalmente equilibrado https://www.patrickrocha.pt/cursos


bottom of page